Vantagens e Dicas sobre Tanque Rede
Despesca :
Sempre há a certeza de que o peixe está no tanque rede.
Mortalidade dos alevinos :
Não basta ter apenas a água necessária para o tanque rede, é preciso um conhecimento sobre o volume em que ocorre a troca da água, oxigenação, e temperatura da água(choque térmico).A alimentação irregular, o manejo incorreto(equipamentos utilizados transporte e técnicas arcaicas), são as principais causas de morte dos peixes.Já que no estágio inicial é necessário maior cuidado.
Alimentação:
Os peixes em um tanque rede, não se alimenta de outra maneira a não ser a ração oferecida a eles. Está ração deve ser de qualidade e alta taxa de proteína para que os peixes se desenvolvam bem, rapidamente .Rações com baixo teor protéico são mais baratas, mas não oferecem o desenvolvimento necessário.
Gosto de barro:
Nos peixes criados em tanque rede NÂO há o "gosto de barro" devido ao tanque estar suspenso e não ter contato com o fundo.
Excesso de ração agrava mortalidade de peixes (tilápias) em tanques rede:
O excesso de ração juntamente com altas temperatura, agrava a mortalidade dos peixes. Isto ocorre pois, quanto mais alimento estiver, maior será o esforço fisiológico e metabólico sobre o peixe esforço associado à respiração e a digestão. Peixes alimentados em excesso, consumem mais oxigênio e associado às altas temperatura é ainda maior esta oferta. Então com uma queda de oxigênio na água estes peixes superalimentados sofreriam mais que peixes em jejum .Com o aumento da temperatura da água, a passagem do alimento pelo intestino torna-se mais lenta e o alimento acaba permanecendo mais tempo dentro do animal, o que acaba prejudicando o peixe inflamando estômago e intestino favorecendo o "espalhamento" de bactérias pelo animal, juntamente com um intestino hemorrágico. Caso seja este seu caso, suspenda a ração por 2 ou 3 dias para recuperação dos peixes .Remova constantemente os peixes mortos e "moribundos" para diminuir qualquer tipo de infecções.
Gosto de ração:
Para que se elimine qualquer sabor entranho do peixe e necessário deixa-lo em jejum de 12 a 24 HORAS dentro do tanque rede antes da despesca, para que haja uma limpeza do intestino dos peixes, obtendo assim um peixe com melhor qualidade e sem sabores desagradáveis.
Dica para chegada dos alevinosBanho de sal:
Para o banho de sal é necessário:
1 lata de óleo de soja
1 cabeça de alho grande
sal Bata a cabeça de alho no liquidificador com o óleo e vá misturando um pouco de sal, em seguida coloque em uma garrafa "pet". Antes da alimentação dos peixes jogue um pouco do óleo na água, e jogue a ração por cima. Com isso os alevinos irão comer a ração e se "lambuzar" do óleo com sal que irá evitar a formação de fungos. O alho irá combater o stress do peixe .Repita essa operação nos 3 primeiros dias antes das refeições dos peixes.
Esta receita não deve ser utilizadas em peixes de couro.
Limpeza do Bolsão (Berçario) :
É muito importante que se mantenha limpo o bolsão para que as algas que se formam na tela não impeçam que o oxigênio chegue ao tanque.Uma dica sem custo e sem perda de tempo é a colocação de peixes "limpantes" como o Cascudo dentro do bolsão para que eles auxiliem a limpeza do tanque.
CONTATO
0xx95-91135852 Paulo Acordi
Boa vista RR, BRASIL